A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta a memória, o pensamento e o comportamento.
É causada pelo acúmulo anormal de proteínas no cérebro, resultando na destruição de neurónios. Com o tempo, leva à perda de autonomia e à necessidade de cuidados permanentes.
Muitas vezes, os sintomas do Alzheimer podem ser confundidos com o envelhecimento normal, pois esquecimentos leves são comuns à medida que a idade avança. No entanto, a perda de memória associada ao Alzheimer é mais grave e compromete tarefas diárias. Além disso, pode ser confundida com outras condições, como a demência vascular, a depressão e o défice cognitivo ligeiro.
O diagnóstico precoce é essencial para iniciar tratamentos que retardem a progressão da doença. A avaliação médica envolve testes cognitivos, exames de imagem cerebral e histórico clínico detalhado.
Embora ainda não exista cura, intervenções terapêuticas e mudanças no estilo de vida podem melhorar a qualidade de vida do doente e dos seus cuidadores. O reconhecimento dos primeiros sinais e a procura de ajuda médica são fundamentais para um melhor acompanhamento da doença.
Se reconhece estes sinais em si ou num familiar, não espere! Marque uma consulta com um médico especialista para um diagnóstico.
Deixe um comentário